Na luta pela terra
Quando foi diretor de Política Agrária da Fetape, Doriel Barros fortaleceu a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras na luta pela conquista da Terra. Em 2004, foram realizadas, em todo o estado, em um único dia, mais de 50 ocupações. Uma ação pela reforma agrária, que teve repercussão nacional.
Apresentou o maior número de propostas e contratações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no estado. Nessa época, Pernambuco foi um dos maiores mobilizadores nacionais do Programa.
Articulou para que a Superintendência Regional do Incra Petrolina ampliasse o seu alcance territorial para o Araripe, facilitando o diálogo dos/as trabalhadores/as rurais daquela região com o órgão, já que antes eles eram atendidos pelo Incra Recife, que ficava muito distante.
Realizou dois Salões Estaduais da Reforma Agrária, que se constituíram nos mais importantes espaços de debate sobre as estratégias de conquista da reforma agrária no estado. Milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais participaram desses momentos.
Articulou, junto à massa falida de Catende, para que houvesse uma ação de desapropriação do Complexo Industrial daquela região, envolvendo 48 engenhos de cinco municípios, beneficiando mais de 4.200 famílias.