Ir para o conteúdo principal

Deputado estadual reeleito com 65.838 votos
Presidente do @ptpernambuco

Siga-nos nas redes sociais:



Notícias

Doriel Barros reforça luta contra impactos de parques eólicos e destaca PL para proteger Caatinga

Doriel

Nesta terça-feira (18), agricultores e indígenas Kapinawá ocuparam a sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), no Recife, para denunciar os graves impactos dos parques eólicos instalados no estado. O deputado estadual Doriel Barros (PT) manifestou apoio à mobilização e ressaltou que a questão já está presente em iniciativas do seu mandato, como o Projeto de Lei 1224/2023, que proíbe a instalação de parques eólicos em áreas de Caatinga e o Projeto de Lei de autoria do parlamentar 1193/2023, que trata do distanciamento mínimo para a instalação de aerogeradores no Estado de Pernambuco.

De acordo com Doriel, a falta de diálogo com as comunidades tem resultado em evasões dos moradores da região, danos ambientais e problemas de saúde para as famílias do campo. “A energia limpa e renovável é fundamental para o nosso futuro, mas precisa ser implantada de forma justa! Não podemos aceitar que, em nome do progresso, agricultores e povos indígenas sejam prejudicados”, afirmou o parlamentar, que estava representado pelo jurídico de sua equipe em reunião com o Governo do Estado ao final desta manhã.

A ocupação na Adepe reúne famílias rurais de Venturosa, Caetés, Pedra e Capoeiras, no Agreste, além dos indígenas Kapinawá, de Buíque, no Sertão, que temem a chegada desses empreendimentos em seus territórios. Além do impacto ambiental, os moradores relatam que as turbinas geram barulho intenso, afetam a saúde e o bem-estar da população e prejudicam a produção agropecuária.

Para enfrentar esse cenário, o deputado Doriel Barros reforçou que seguirá na luta por um desenvolvimento sustentável que respeite os direitos das comunidades. “O desenvolvimento só é verdadeiro quando garante justiça social e preserva os territórios. Nosso mandato seguirá cobrando medidas dos governos estadual e federal para que as famílias agricultoras e indígenas não sejam ignoradas”, declarou.

Sobre o PL 1224/2023 – Proteção à Caatinga

Entre as iniciativas do mandato para garantir a justiça socioambiental, o PL 1224/2023 propõe a proibição da instalação de parques eólicos em áreas de Caatinga em Pernambuco. O objetivo é proteger o bioma e evitar que comunidades rurais sejam impactadas por empreendimentos que, sem o devido planejamento, acabam comprometendo a qualidade de vida da população local. A proposta, assinada conjuntamente pelos membros da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), segue em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Doriel Barros ainda reforçou a importância do debate público sobre o tema. “Precisamos garantir que a transição energética ocorra de forma responsável, ouvindo as comunidades e respeitando a vida de quem há gerações cuida da terra e produz alimento para o nosso povo”, concluiu o deputado.

Whatsapp Fale com Doriel Barros